A remissão do diabetes, uma conquista promissora, emerge como resultado de pesquisas recentes. Inicialmente observada em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, esse fenômeno foi posteriormente associado a intervenções de estilo de vida, como demonstrado pelos estudos Look AHEAD e DiRECT. No entanto, alcançar e manter essa remissão é um desafio, exigindo uma perda de peso significativa, geralmente de 10-15%, nos primeiros 6 anos após o diagnóstico.
Embora a remissão do diabetes seja amplamente reconhecida, seu impacto a longo prazo e se deve ser um objetivo de tratamento são temas ainda controversos. Uma análise recente do estudo Look AHEAD mostrou que a remissão pode ter implicações significativas no futuro. Entre os participantes que alcançaram a remissão, houve uma redução notável de 40% nos eventos cardiovasculares e 33% menos casos de doença renal ao longo de mais de 9 anos de acompanhamento.
Embora seja importante considerar que esta análise é baseada em uma sub-coorte do estudo e pode haver outros fatores em jogo, os resultados sugerem que buscar a normalização precoce da glicemia, através da perda de peso e mudanças no estilo de vida, pode ter um impacto substancial na progressão do diabetes a longo prazo.
Ref: Gregg. Impact of remission from T2D on long term health outcomes: findings from Look AHEAD. Diabetologia 2024
#Diabetes #Remissão #EstiloDeVida #SaúdeCardiovascular #DraDanielleSalaorni #Cardiologia #CardiologiaCampinas #InstitutoEllosdeMedicina